PROGRAMA 18 NOVEMBRO

09:30

Credenciamiento

10:00

Marifé Boix García, Vice-presidente, Frankfurt Book Fair, Alemanha

10:05

Tecnologia e educação
Palestra

Uma apresentação global das mais recentes (e das próximas) tendências em conteúdo educacional, aprendizado e ensino interativo. O que o Brasil pode aprender com o resto do mundo?

Pablo Arrieta, Designer / Educador, Colômbia

10:50

Gamificação – – A revolução do ensino-aprendizagem
Palestra

Você já parou pra pensar em tudo o que aprendeu jogando videogames? Desde os mapas mundi, passando pela resolução de problemas químicos e até mesmo conceitos básicos de física e, porque não, pilotagem. Com o poderio imersivo de nos fazer experimentar outras realidades – ainda que virtuais – os jogos digitais oferecem inúmeras possibilidades de expandir nossos conhecimentos, sejam eles específicos ou culturais. Descubra como eles contribuem com nossa capacidade cognitiva! Na onda da evolução tecnológica, a escola atual está passando por um momento importante de transformação e os games e a tecnologia se tornaram importantes ferramentas de ensino-aprendizagem, proporcionando motivação no aprendizado, integração entre professores e alunos.

Jorge Proença, Singol Games Educacionais, Brasil

11:30

Pausa

11:50

A educação e o mundo online
Palestra

As mídias socias estão nas mãos dos alunos diariamente e todo o tempo. Quem tem um celular,
tem acesso. Os adolescentes são os primeiros a tomar conhecimento e a experimentar. Como lidar com tudo isso dentro da sala de aula e como usar toda essa tecnologia e informação a favor da educação?

Carla Viana Coscarelli, Professora, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

12:15

Mídias sociais e games têm lugar na educação?
Panel

Profissionais de educação, tecnologia e pesquisa irão debater o uso – ou não – das tecnologias e das mídias sociais na educação. Há espaço para eles na sala de aula? E em casa, como os pais devem reagir à “invasão” digital trazida por seus filhos? Prós e contras, oportunidades e necessidades… E o papel fundamental do professor neste mundo novo, que a cada dia se renova ainda mais.

Carla Viana Coscarelli,, Professora, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Jorge Proença,, Singol Games Educacionais, Brasil

Moderador: Sergio Pavarini,, Jornalista, Brasil

11:50

Literatura e educação
Palestra

A melhor literatura pode estimular a mente das crianças tão poderosamente quanto o próprio professor. Mas como saber qual é a melhor literatura? Valores, ensinamentos e um grande potencial de aprendizado pode ser encontrado nas páginas de um livro. Walcyr Carrasco, um dos grandes escritores brasileiros, nos conta suas experiências ao escrever para crianças, os desafios, as recompensas e as marcas no processo de criar uma história inspiradora e cativadora para crianças.

Walcyr Carrasco,, Autor, Brasil

13:30

Encerramento