08:30

Welcome Coffee

09:30

Boas-vindas

Juergen Boos, Presidente da Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha

Karine Pansa, Presidente Câmara Brasileira do Livro

09:45

Introdução LitCam

Karin Plötz, Diretora LitCam

10:10

LitCam e UNESCO Brasil apresentam
Palestra de abertura

André Lázaro, ex-vice-ministro de Educação e responsável do Programa de Alfabetização, Brasil

10:45

Políticas de incentivo à leitura no Brasil Como incentivar a leitura no Brasil através de projetos de alfabetização.

Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil

11:15

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Key Note

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Lúcia Helena Couto, Coordenadora Geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Brasil

11:45

A contribuição do mercado literário para a alfabetização mundial
Mesa-redonda

O patrono da LitCam, Shashi Tharoor disse certa vez: “Não há livros sem leitores, e não há leitores sem alfabetização”. As editoras devem motivar a leitura, publicando bons livros e facilitando o acesso aos livros, sejam impressos ou digitais.

Claudio de Moura Castro, Assessor Especial da Presidência do Grupo Positivo, Brasil

Sônia Machado Jardim, Presidente SNEL, Vice-Presidente do Grupo Record, Brasil

12:30

Almoço

14:00

O papel da (nova) mídia para alfabetização mundial
Aprendendo com Bollywood filmes
Projeto Filmes com legenda – “Same-Language Subtitling”

Keynote

A Planet Read é uma organização sem fins lucrativos com sedes na Califórnia, Estados Unidos, e na Índia. É dedicada à leitura e ao desenvolvimento da alfabetização em todo o mundo e tem um sólido histórico de trabalho na Índia. A Planet Read foi originalmente criada em torno da idéia “Same-Language Subtitling” (SLS) – Legenda de filmes, agora uma inovação reconhecida mundialmente para a alfabetização em massa e desenvolvimento da leitura por meio da TV. O projeto foi concebido e desenvolvido em 1996, pelo Instituto Indiano de Gestão, Ahmedabad, e hoje, após sugestão do Instituto, foi implementado nos filmes musicais de Bollywood, imensamente populares na TV na Índia.

Brij Kothari, Planet Read, India

14:45

Basic Literacy at the web
Keynote

NALA e Avallain – Nova Forma de Oferecer Reconhecimento às pessoas em processo de Alfabetização na Irlanda. Em 2008, a Agência Nacional de Alfabetização Adulta (NALA) incumbiu à Avallain o desenvolvimento do site www.writeon.ie. O website funciona como parte do Serviço de Aprendizagem a Distância da NALA. A Irlanda ainda possui uma das maiores taxas em problemas de alfabetização entre pessoas com 16 a 25 anos de idade nos países OECD. O objetivo do Serviço de Aprendizagem a Distância da NALA é fornecer oportunidades de aprendizagem gratuita de alta qualidade, voltadas para a melhoria da alfabetização, sem estabelecer relação com históricos social, econômico e cultural, e levando em consideração todos os níveis de habilidade técnica. A fim de alcançar esse objetivo, a NALA está comprometida em expandir o acesso às oportunidades de alfabetização através da Aprendizagem a Distância. Desde que o www.writeon.ie foi lançado, em setembro de 2008, mais de 23.000 usuários aprendizes estão ativos. A apresentação Avallain/NALA em 7 de agosto fornecerá alguns detalhes adicionais sobre esse contexto e mostrará como os novos meios podem, evidentemente, proporcionar enormes benefícios aos aprendizes e educadores, simplificando os processos e custos envolvidos em oferecer educação de qualidade às pessoas em processo de alfabetização

Ursula Suter, Avallain, Suíssa

15:15

Aprendendo com o uso de Smartphones. PALMA – Programa de Alfabetização em Linguagem Moderna
Apresentação

A implementação do projeto em sete cidades no estado de São Paulo, demonstrou excelentes resultados, com 244 estudantes de três grupos de faixa etária: jovens e adultos com mais de 15 anos, crianças de 9 e 10 anos – ainda analfabetas – e um grupo de alunos com síndrome de Down.

Prof. José Luis Poli, IES2 – Inovação, Educação e Soluções Tecnológicas, Brasil

15:45

Coffee Break

16:15

Aprender com a mídia: Education Beyond Walls, Brasil
Apresentação

Meninas de 12 a 21 anos, que cumprem medida socioeducativas de internação, buscam se restabelecer repassando os conhecimentos adquiridos nesse projeto. Por meio dele, as alunas aprenderam a fazer animações em Stop Motion e, utilizando o Movie Maker, criaram vídeos educativos sobre diversos temas da vida cotidiana que envolvem cuidados com meio ambiente, uso correto da água, poluição dos rios, entre outros. Esses vídeos são apresentados por elas para alunos de outras escolas (públicas e/ou particulares), e isso tem promovido uma quebra de paradigmas, tanto de quem assiste, que se surpreende pelo fato de estarem aprendendo com as internas, quanto de quem apresenta, que se vê capaz de transmitir conhecimento às outras pessoas.

Sandra Caldas Sarago, Project Education Beyond Walls, Brasil

16:45

O Twitter e o Facebook impulsionam a alfabetização?
Mesa Redonda

Autores brasileiros irão discutir sobre as oportunidades e os riscos das mídias sociais para a alfabetização.

Thalita Rebouças, autora, Brasil

Cláudio Fragata, autor, Brasil

Moderação: Jose Luiz Goldfarb, consultor, Brasil

16:45

Encerramento do dia